Já faz um bom tempo que o Marketing Digital é amplamente estudado e utilizado. Mencionado pela primeira vez nos anos 90 – época da popularização da Internet – o conceito de Marketing Digital seria, essencialmente, o marketing tradicional levado ao ambiente online. 

Mas, por mais simples que o conceito possa parecer, será que você realmente sabe o que é e como funciona o Marketing Digital? Continue lendo para descobrir! 

O QUE É? 

Você conseguiria imaginar a sua vida sem internet nos dias de hoje? É difícil pensar em um mundo onde não seja possível encontrar soluções em poucos cliques, pesquisar por produtos ou serviços, descobrir preços e fazer compras de forma rápida e prática. 

Basicamente, todas essas ações estão ligadas ao Marketing Digital: um conjunto de estratégias realizadas em ambiente digital para promover pessoas, marcas, empresas e produtos, utilizando ferramentas como redes sociais, e-mail marketing, sites, mecanismos de buscas, entre outras plataformas. 

Além de facilitar a comunicação entre empresa e consumidor, o Marketing Digital é uma ótima forma de fortalecer marcas, criar uma identidade e principalmente, manter um relacionamento próximo com quem mais importa – os clientes. 

Se o Marketing tradicional era uma forma de comunicação unilateral, onde somente a empresa “falava” e o consumidor “ouvia”, o Marketing Digital transformou essa relação: hoje, o cliente é o protagonista do processo de compra, e o foco é entregar a mensagem certa, na hora certa, para as pessoas certas!

COMO FUNCIONA? 

Não existe Marketing Digital sem ESTRATÉGIA! Muitos podem pensar que fazer Marketing Digital se trata apenas da criação de posts e investimento em mídia paga – e essas são etapas importantes, mas são apenas a ponta do iceberg. 

Para alcançar resultados reais, é necessário conhecer, respeitar e executar todas as etapas, funções e tarefas inseridas nesse contexto. Citamos algumas:

  • PLANEJAMENTO

É o momento de desenhar as etapas para alcançar determinado objetivo. Para isso, são feitas pesquisas e análises sobre o cliente, produto, mercado; determinação de KPI’s; análise e definição de público-alvo e construção de personas; definição da linguagem e canais utilizados, estabelecimento de metodologia, dentre outras tarefas. 

  • PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 

Depois de tudo planejado, é hora de executar e produzir o conteúdo que será veiculado: escrever os posts, textos, gravar os vídeos, áudios ou qualquer que sejam os formatos planejados. Também é nessa etapa que a otimização estratégica é feita, considerando a jornada de compra do consumidor, o funil de vendas e, claro, otimizando o conteúdo para as ferramentas de busca (SEO – Search Engine Optmization)

  • CRIAÇÃO 

Se o conteúdo envolver peças de design, esse é o momento de criar, considerando sempre a paleta de cores, fontes e outros elementos do design mais adequados à identidade do objeto de divulgação (empresa, marca, produto ou pessoa, por exemplo) e que gerem identificação com o público-alvo e personas, definidos no planejamento. 

  • DIVULGAÇÃO

Nessa etapa, o conteúdo será publicado nos canais definidos no planejamento – sejam eles as mídias sociais, e-mail marketing, blogs, sites ou qualquer canal digital. As mídias pagas também podem (e devem) ser utilizadas nesse momento. 

  • BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

Essa fase é essencial para garantir os melhores resultados: qualificação de leads, gerenciamento do funil de conversão, monitoramento, análise de resultados… também é nesse momento que os relatórios são gerados, possibilitando o acompanhamento do trabalho e insights para otimizar cada vez mais a estratégia. 

Isso sem mencionar diversos outros processos, como por exemplo a importância de um bom atendimento, que entenda as necessidades do cliente, e a gestão dos projetos para que tudo saia conforme o planejado, unificando todas as etapas citadas acima. 

Já deu para perceber que existem muitos processos envolvidos no Marketing Digital, não é mesmo? Um bom profissional da área está contextualizado em alguma dessas etapas e entende o funcionamento de todo o processo, mas, principalmente, sabe quais são os objetivos de um cliente e como o trabalho realizado é importante para gerar resultados.  

O Marketing Digital é uma das áreas mais dinâmicas que existem: novas ferramentas e recomendações surgem a todo momento. As táticas mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: gerar resultados de valor. Por isso, entender a estratégia é essencial! 

E COMO O MARKETING DIGITAL PODE ME AJUDAR? PARA QUEM SERVE? 

O Marketing Digital pode ajudar empresas, profissionais, marcas e pessoas a conquistarem novas oportunidades de negócio. Foi-se o tempo em que estratégias digitais só eram acessíveis a megaempresas que podiam fazer altos investimentos – a boa notícia é que elas estão mais acessíveis do que nunca!

Estratégias online são muito valiosas para:

  • Entender melhor o seu público
  • Receber feedbacks
  • Estabelecer ou melhorar o relacionamento com o público
  • Gerar mais negócios
  • Fortalecer sua marca
  • Aumentar a rentabilidade 
  • E inúmeras outras possibilidades!

LEGAL! Quero fazer. Com quem eu posso contar? 

Como detalhamos acima, é essencial contar com bons profissionais de Marketing Digital, afinal, o processo é bem mais complexo do que parece. Se você precisa de uma agência completa para cuidar de sua estratégia de Marketing Digital com toda a dedicação, conte com a gente! Entre em contato e #SejaUmLooper!