Saiba o que elas significam e qual o potencial que elas oferecem ao serem utilizadas no mundo digital!

A hashtag é o símbolo da cerquilha (#), que aparece acompanhada de palavras, frases ou expressões relacionadas a variados assuntos nas redes sociais. 

A combinação, formada pelo símbolo e pelo tema, tem como objetivo promover o agrupamento de assuntos e discussões. Ao ser gerada, ela é transformada em um hiperlink, que direciona a pessoa para uma página com outras publicações associadas.

Legal! Mas, como utilizá-las?

Parece muito simples aplicar o uso das hashtags nas legendas e posts dentro das redes sociais, mas separamos algumas dicas importantes para que elas potencializem o seu conteúdo, tanto comercial quanto pessoal, promovendo engajamento e maior número de acessos.

  1. Não utilize muitas palavras juntas

A hashtag precisa ser curta e objetiva para ser compreendida.

  1. Inicie as palavras com letras maiúsculas

Assim, cada palavra ficará visivelmente legível e separada.

  1. Não quebre a frase ou a expressão em várias hashtags

Elabore uma única hashtag com a frase ou expressão que deseja.

  1. Deixe para colocá-las no final da legenda 

Assim, a leitura do post não será interrompida.

  1. Relacione-as com o seu post

A relação poderá trazer mais acessos e engajamento, atingindo seu público-alvo.

  1. Atenção à ortografia das palavras

O erro pode dar outro sentido à hashtag ou impedir que ela seja encontrada nas páginas com mais posts relacionados.

  1. Não exagere

Seja direto, pois o exagero pode deixar a leitura cansativa e entediante.

Para você que tem uma conta pública nas redes sociais e pretende promover seu produto ou serviço, este recurso pode ajudar bastante! Isso porque, ao associar o seu conteúdo a outros similares utilizando palavras-chave assertivas, o público pode encontrar o que procura em poucos cliques, aumentando a visibilidade de sua conta.

Você pode usá-las promovendo participação e interação em sua página, além de favorecer a entrega de conteúdo a potenciais clientes. 

As redes sociais onde as hashtags são mais utilizadas são: Twitter, Instagram e Facebook.


Twitter


No Twitter, os usuários a utilizam de forma estratégica, para categorizar e etiquetar posts. Isso porque as hashtags mais populares ganham um lugar de destaque, no famoso Trending Topics, que é uma lista das principais etiquetas recomendadas para você.

Facebook 

No Facebook, as hashtags são ferramentas capazes de cruzar a rede social, unindo e relacionando os mesmos posts, além de expandir seu alcance, amplificar sua marca e promover eventos e promoções. No entanto, estudos recentes apontam que elas estão sendo menos utilizadas na rede, evidenciando queda no engajamento no uso de mais de duas hashtags.

Instagram 


Já no Instagram, se utilizadas da maneira correta, são poderosas e podem aumentar a visibilidade de suas publicações. Podem atrair seguidores diretos e indiretos, ou seja, pessoas interessadas no seu tema. O recurso “explorar” da rede também é muito usado para acessar conteúdos novos, de acordo com as etiquetas e interesses de cada perfil. 


As hashtags na sua estratégia de Marketing Digital

As hashtags não só podem, mas devem ser utilizadas como uma ferramenta potente e estratégica nas diferentes situações comunicacionais. Lembre-se de ter bom senso e relacionar o uso delas de acordo com sua funcionalidade, afinal, elas servem como uma forma de organizar conteúdos sobre o mesmo assunto na internet.

Como integrantes da cultura digital, seu uso nas redes sociais é cada vez mais abrangente e praticamente obrigatório para obter visibilidade e engajamento nos conteúdos elaborados, produzidos e publicados.

É muito importante pesquisar os temas que estão em alta e definir critérios para o uso, além de se certificar que as tags estejam de acordo com as políticas de uso da rede social, evitando punições e outras consequências.


Sua aplicação ainda vai além, pois serve também para medir resultados, atentar-se aos concorrentes e traçar novas estratégias. As hashtags, de forma geral, reforçam a conexão entre os internautas e a sua empresa, marca ou perfil. 

Quer saber mais sobre as diversas estratégias de marketing digital que sua empresa pode utilizar? Entre em contato com a gente!