Criar site em WordPress é a saída encontrada por muitas empresas que precisam de um canal profissional. Trata-se de uma ferramenta incrível e com um excelente custo-benefício, não por acaso ela possui uma fatia de 61% do mercado de gerenciadores de conteúdo.

Mesmo com muitas vantagens, é preciso ficar atento a alguns detalhes para que um projeto em WordPress tenha sucesso. Separamos algumas dicas para tirar o maior proveito possível da ferramenta e alcançar bons resultados.

O que é o WordPress

O WordPress é o maior CMS – Content Management System – do mundo. Em português, estamos falando de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, uma plataforma que permite gerenciar sites, blogs, landing pages, entre outras plataformas digitais.

Ele permite criar um site dinâmico ou gerenciável, ou seja: uma vez que o cala está pronto, é possível atualizar conteúdo sem precisar dominar linguagens de programação. 

Em outras palavras, o WordPress permite aos administradores de sites e gerenciadores de conteúdo atualizarem seus canais de forma simplificada, sem precisar fazer intervenções em código.

Conheça as vantagens em usar WordPress

A principal vantagem de usar o WordPress é unir infinitas possibilidades de programação à praticidade de ter um canal gerenciável, que pode ser atualizado a qualquer hora, por qualquer pessoa. 

Ou seja: com ele, é possível ter um site com o que há de mais moderno em tecnologia, que agrade aos buscadores e ofereça uma boa experiência ao usuário, em uma interface que não é engessada e não exige um suporte de um desenvolvedor a cada atualização simples. 

Outra vantagem é a integração com uma grande quantidade de plugins que exercem funções específicas, como cadastros, formulários, SEO e outras funcionalidades que, em condições normais, demandam mais tempo de desenvolvimento e, consequentemente, maior prazo e mais investimento. 

Mas, atenção: o uso de plugins em excesso pode representar um risco de segurança e de desempenho ao site no longo prazo, como abordaremos mais adiante. 

Há, ainda, outros benefícios:

  • Fácil instalação e atualização;
  • Sistema intuitivo;
  • Salvamento automático de conteúdo;
  • Atualizações constantes;
  • Ferramentas de SEO para facilitar a indexação pelo Google e outros buscadores.

O número de vantagens explica porque o WordPress é tão utilizado, mas, como diria o Tio Ben, “Grandes Poderes trazem Grandes Responsabilidades”. Portanto, é importante ficar atento a alguns detalhes e etapas.

Etapas de um projeto em WordPress

Para criar um site em WordPress é preciso respeitar algumas etapas.

A primeira delas é escolher um template que se adapte à identidade visual da marca e possua os recursos necessários para oferecer a experiência desejada ao usuário. 

O segundo passo é criar um layout moderno, que tenha identidade e seja atrativo, incorporando elementos de UX Design para que os visitantes possam navegar de uma maneira lógica e para que encontrem o que precisam. Em outras palavras: distribuir os menus e os blocos de conteúdo de uma maneira organizada e intuitiva. 

Em seguida, vem a fase de programação. Aqui, uma dica simples, mas preciosa, que muitas vezes não é seguida e gera uma série de problemas:

Apenas comece desenvolver o site quando o layout estiver aprovado. 

Realizar mudanças visuais ou de estrutura depois que o site estiver programado vai gerar mais investimento e, claro, prazo, impactando na data de lançamento.

Com a estrutura já em código, o passo seguinte é começar a rechear o site, inserindo o conteúdo, imagens e as obrigatoriedades de SEO. 

Dependendo do escopo e da dimensão técnica do projeto, conte com uma agência especializada para dar suporte e não arriscar todo o investimento. 

Fique atento com a segurança do site

O grande número de usuários do WordPress é, ao mesmo tempo, uma vantagem e também um ponto de atenção. 

Trata-se de uma vantagem pois, por ser o sistema mais utilizado, ele possui uma série de recursos, plugins e suportes, que podem otimizar os esforços e recursos de um projeto. 

Mas, a popularidade também faz do WordPress uma ferramenta muito visada. É comum sites feitos na plataforma serem invadidos, prejudicando sua reputação e desempenho, comprometendo os resultados esperados. 

Para evitar esse tipo de problema, algumas dicas importantes são:

  • Mantenha a sua versão do WordPress sempre atualizada;
  • Se usar Plugins, também mantenha-os atualizados;
  • Crie senhas fortes e seguras de acesso ao painel;
  • Hospede o site em um servidor de confiança, de preferência com um plano que tenha recursos de segurança;
  • Fique atento à versão de PHP utilizada na hospedagem; 
  • Cuidado com os anexos a serem disponibilizados na plataforma;
  • Faça um backup regularmente de todo o site.

O “Jeito Loopers” de criar sites em WordPress

A Agência Loopers conta com profissionais que possuem experiência de mais de dez anos criando e desenvolvendo sites em WordPress.

Leandro Corrêa, Desenvolvedor na Agência, explica um pouco sobre os diferenciais da Loopers:

“Temos conhecimento e experiência em anos de desenvolvimento de sites em WordPress, alinhado com um conhecimento profundo dos recursos. Isso faz com que os nossos projetos desenvolvidos na plataforma tenham diferenciais no mercado.”

Ele também explica quais são os principais desafios na gestão de projetos em WordPress do ponto de vista de programação:

“Alinhar um projeto moderno com as mais recentes ferramentas de desenvolvimento, visando desempenho da plataforma e segurança. Elaborar um projeto que se adapta aos mais diversos modelos de telas e dispositivos e que performe bem em todos eles.”

Mas, talvez, o principal diferencial da Agência Loopers seja unir todo o conhecimento técnico à uma equipe de gestão de projetos e atendimento. 

A união e sincronia desses dois departamentos é a chave para o sucesso de um projeto de tecnologia, como explica Luís Guimarães, sócio fundador e diretor de tecnologia da Loopers:

“O grande diferencial da Loopers para gestão dos projetos digitais é a capacidade analítica de visualizar as etapas dos projetos e sempre definir prioridades que ajudam em seu andamento. Nossa operação trabalha com uma metodologia que envolve o departamento de projetos – com isso, toda demanda de site da agência conta com um atendimento e um gerente de projetos, podendo atuar de forma assertiva. Assim, todos os projetos da Loopers podem começar e finalizar com fluidez,”

A atenção à gestão do projeto como um todo – e não apenas às fases de criação e programação – é negligenciada em muitos casos, afetando diretamente não só o produto final, mas toda a experiência e jornada do processo.  

Luis completa:

“O processo de desenvolvimento de um site sempre envolve a gestão de equipes e o alinhamento entre o cliente, o que exige um certo entrosamento entre os recursos e validações que são necessárias para a conclusão de um projeto. Acredito que o desafio é sempre ter o controle das informações, do status do projeto e saber usar o senso de prioridade para a execução das tarefas relacionadas ao escopo projetado, visando sempre manter um bom relacionamento entre os envolvidos e prestar uma boa experiência aos nossos clientes.

Acesse nossos cases e confira o resultado de alguns projetos de tecnologia e de sites em WordPress feitos pela Agência Loopers.

Precisa de ajuda com seu projeto digital? Entre em contato! Será um prazer ajudá-lo.